Foi durante as comemorações da passagem do ano de 2007 para 2008 que, após assistirmos aos fogos em Copacabana, fomos para Botafogo e, entre uma garrafa de vinho e outra, surgiu a idéia de que um terceiro curta deveria ser feito. Estávamos eu, minha noiva Paula, Lucas Salgado (que participou de “A Geração”) e, um grande reforço, Gustavo Catão (que não participou dos anteriores por um erro do destino). Surgiu um notebook e um roteiro clichê começou a surgir à medida que garrafas de bebidas variadas começavam a cair.
Depois de alguns dias de revisão, tínhamos um roteiro de um trash ligth não muito criativo, mas que atendia nossa necessidade de filmar. Foi quando começou a enorme saga em busca de “atores”, que, de não em não, foram reduzindo o elenco a nós mesmos. O Gustavo topou arriscar, conseguimos convencer a Letícia Meireles (“O Pacto das Árvores”) a fazer um papel e, com um rápido telefonema para Belo Horizonte, tínhamos David Carvalho para o papel mais interessante, que, de quebra ainda compôs uma boa música original para o curta (eu nunca pensei que fossemos ter isso um dia).
Viajamos todos para o interior de Minas onde as filmagens seriam feitas. Dois dias de muito trabalho regado a algumas falhas que se mostraram grandes depois, e tínhamos terminado a parte mais divertida. Agora era só levar o material para BH e editar. Só? Esse trabalho durou (acredite) 9 meses! É claro que a falta de tempo foi a maior causa disso, mas o trabalho de esconder os erros técnicos para tornar tudo aquilo mais “assistível” foi complicado. Finalizada a edição, o curta passou por um tratamento de áudio, por Isaac Dutra, que conseguiu diminuir ruídos, transformar o áudio de 1 para 2 canais, e dar um acabamento final ao som.
Então, ai está, um curta que consegui desagradar quase toda a “platéia teste”; “O Último Canto da Coruja”.
“O Último Canto da Coruja” (Outubro 2008) GUSTAVO CATÃO, LETÍCIA MEIRELES, DAVID CARVALHO, FRED ALONSO direção CELSO MEIRELES, GUSTAVO CATÃO, LUCAS SALGADO roteiro CELSO MEIRELES, GUSTAVO CATÃO, LUCAS SALGADO edição CELSO MEIRELES edição de som ISAAC DUTRA música original DAVID CARVALHO fotografia still PAULA ESCHENAZI agradecimentos GUILHERME SALGADO.